terça-feira, 6 de outubro de 2009


Trabalhando com projetos
Após algumas pesquisas na Internet encontrei o projeto da Professora Marília Coutinho, que vendo a necessidade de incentivar os alunos na escrita e na leitura trabalhou com “Contos de Assombração”.
Fazendo uma reflexão do trabalho desenvolvido pela professora pude perceber através de seu relato que ela conseguiu resgatar o interesse de seus alunos. Como educadora percebo a importância de se trabalhar com projetos quando se tem a necessidade de trabalhar certos objetivos que não foram alcançados de forma regular.
Os projetos devem ser bem avaliados por nós, para que tenham seus fins bem definidos e não percam o foco principal: “o aluno e o seu aprendizado”.

Projeto: Contos de Assombração
Professora: Marilía Coutinho
Alunos: 3ª série
Duração: 4 meses
Justificativa: Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo, o sentimento de confiança em suas capacidades cognitivas e de inter-relações. Os contos de assombração resgatará nos alunos o interesse pela leitura, escrita e o uso da criatividade, pois ao mesmo tempo que causará surpresa, despertará a curiosidade em conhecer outras leituras,músicas, etc...

Objetivos: Incentivar a leitura, ler e produzir os contos de assombração para elaboração de um livro coletânea com contos elaborados pelos próprios alunos.

Conteúdos envolvidos: linguagem oral e escrita, leitura e produção de contos, resenhas e convites, revisão textual, trabalho cooperativo e respeito as decisões do grupo.

Recursos: livros de literatura ( contos de assombração e de fadas), papel ofício, cds com contos, rádio, lápis de cor, caderno dos alunos, televisão, dvd, cds de contos, xérox.

Proposta: produzir um livro com contos de assombração
Etapas: conversa inicial, leitura e audição de contos de assombração originários de países diferentes e contos para que os alunos percebessem possíveis semelhanças e diferenças entre esses dois gêneros literários; produção semanal ( individual e coletiva) de um novo conto de assombração. Nas últimas 4 semanas que antecedeu a feira de conhecimentos foi iniciado o trabalho de escolha de contos que foram incluídos no livro, como também atividades mais sistemáticas de revisão textual e produção da ilustração para o livro. Escrita coletiva de uma resenha para ser apresentada na 4ª capa do livro. Elaboração de convites dirigidos às pessoas da comunidade escolar e familiares informando sobre o lançamento do livro e por último foi tirado xérox para a reprodução de um livro para cada aluno.

Atitudes dos alunos:
No início não gostavam de produzir textos estavam desmotivados, com o início do projeto tornou-se uma rotina semanal de leitura de livros e despertou o interesse pelo assunto por contos de assombração aumentando a participação dos alunos no processo de aprendizagem. Foi realizado um roteiro para a produção escrita ( o que uma boa história de assombração deveria ter), despertando a criatividade de cada um. A proposta de troca de cadernos entre as crianças e leitura em casa também os motivou, a leitura de resenhas e produção de uma em conjunto despertou o trabalho em grupo.

Análise sobre os dados pesquisados:
A professora percebeu o desinteresse dos alunos pela escrita e leitura e buscou um projeto que resgatasse o interesse novamente, propondo um assunto que chama a atenção das crianças e ao mesmo tempo faz com que pesquisem, compartilhem e criem suas próprias histórias. Utilizem novos recursos como audição de histórias em cd, pesquisem em livros diferentes e façam uso de recursos diversos para conhecer outras.

Bibliografia
http:/www.ce.ufpe.br/brasil.alfabetizado/docs/trabalho_projetos2.ppt

Nenhum comentário:

Postar um comentário