segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Experiências de navegação

Ao se navegar pela internet muitas descobertas estão sendo feitas, como usuária venho quebrando muitos mitos e preconceitos dentro de mim em relação a essa tecnologia.
Explorando esse mundo virtual, em uma rede de conhecimentos interligados acaba-se descobrindo um novo espaço de informações, de modo, ás vezes até inesperado. Através das pesquisas realizadas em hipertexto na internet há possibilidades de um alto grau de autonomia e contribui para que se estabeleçam estratégias individuais de aprendizagem, fazendo do próprio navegador sujeito responsável deste processo.
O hipertexto é uma forma de apresentar a informação textual de modo não linear, se trata de um tipo de texto em paralelo, nas quais se estabelecem elos com o assunto do texto principal. Para maiores informações do hipertexto depende em exclusivo do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação.
As possibilidades de estar explorando na internet os hipertextos facilitam muito os meios de pesquisas para nós professores que estamos aprendendo a ir mais além dos livros impressos. A leitura se torna mais abrangente e nos dá a oportunidade de pesquisar de forma rápida, pois muitas das informações estão dentro do texto, basta acessar os links para estabelecer outras conexões sobre o assunto que estão inseridos nele.
Essa forma de leitura diferenciada abre caminhos para novas pesquisas e possibilita ampliar o conhecimento e quebrar os tabus pois muitos de nós víamos esse meio de comunicação a princípio de modo receioso e agora como um grande auxiliador para a nossa formação profissional.
Pude notar por essa pesquisa quando comecei a navegar e explorar diversos hipertextos de mais variados temas que os links utilizados eram de textos, imagens ou músicas que ajudavam a enriquecer ou esclarecer algum assunto citado no tema principal, tornando assim uma forma mais rápida e prática para o desenvolvimento e ampliação das nossas capacidades intelectuais e pessoais. É uma forma de estar em contato com a realidade e com as exigências atuais da nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário