terça-feira, 6 de outubro de 2009





A tecnologia em nossa vida

Fazendo uma reflexão sobre o que a tecnologia
nos traz de novo, se será necessário mudar a prática pedagógica em função dela e quais as contribuições podem trazer para o aluno e para o professor, cheguei a conclusão que nos dias atuais, fica difícil imaginarmos a nossa vida sem o uso da tecnologia, através dela conseguimos grandes conquistas na sociedade, tanto na área educacional, social e industrial. É através da tecnologia que conseguimos subsídios para ampliar nossos conhecimentos, ampliar a comunicação independente da distância, fornece meios para pesquisas, para novas descobertas e fornece outras possibilidades que seriam inviáveis ou demorariam mais sem o seu uso.
Nós educadores, devemos estar atentos às novas exigências da realidade e estar envolvidos dentro desse contexto. Não acredito que seja necessária uma mudança tão radical na prática pedagógica, devemos sim, caminharmos juntos com ela. É preciso que o profissional busque sempre capacitações e esteja se adequando e analisando o que é viável para a sua prática afim de atender o seu papel na sociedade que é de formar cidadãos.
Frente às transformações tecnológicas em nosso cotidiano, a educação não deve permanecer imutável, deve estar preparada às transformações e ter uma visão mais ampla dos desafios que poderá enfrentar. A realidade é que, podemos usufruir da tecnologia para novas conquistas em favor do aprendizado do nosso aluno e do nosso próprio aprendizado.
Partindo das tendências constatadas na utilização da tecnologia pelos nossos alunos, fora do ambiente escolar é preciso dispor de propósitos que visem o seu aprendizado dentro do contexto educacional, possibilitando o enriquecimento do conteúdo, desenvolvendo o trabalho em grupo ou individual e que possa ser utilizado também fora dele.
É preciso estabelecer critérios na sala de aula, para que a tecnologia venha a contribuir no desenvolvimento do conteúdo e não apenas funcione como um entretenimento sem objetivos.
Para o professor a tecnologia, oferece novos caminhos de pesquisa e diversas formas para aplicá-la na sala de aula. Trabalhando com a informação de forma inteligente para a sua prática, o profissional tem de aprender a utilizá-la visando o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário