terça-feira, 6 de outubro de 2009


No curso “Introdução à educação digital” ( aprendendo com as TICs), que estou frequentando, a cada dia que passa aumenta mais o meu interesse em aprender, apesar de ainda encontrar algumas dificuldades, acredito que os receios precisam ser encarados para conseguirmos novas conquistas.
Abaixo fiz o fichamento de dois textos que comentam sobre o uso da tecnologia na educação e a sua importância para a formação pessoal.

FICHAMENTO


Integração tecnológica, linguagem e representação
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida(1)
Maria Elizabette Brisola Brito Prado(2)

Segundo as autoras, o uso de tecnologias como apoio ao ensino e à aprendizagem vem evoluindo vertiginosamente nos últimos anos, podendo trazer efetivas contribuições à educação, presencial ou à distância.
A presença de artefatos tecnológicos nos ambientes educativos amplia os interesses dos alunos e criam melhores condições de aprendizagem e do desenvolvimento humano. A integração entre tecnologias, linguagens e representações tem papel importante para formação de pessoas que atuam na sociedade, conscientes de seus compromissos para a transformação social, valorização humana e a expressão de criatividade.
De acordo com Prado e Almeida busca-se, assim, identificar as contribuições das tecnologias de acordo com suas propriedades intrínsecas, redimensionar as práticas e alargar o olhar para englobar diferentes sistemas de conhecimentos e de significados, maneiras diferentes de sentir, pensar, compreender, interpretar e representar o mundo, a vida e a si mesmo.

O papel do computador no processo ensino-aprendizagem
José Armando Valente
De acordo com o autor, existem dois aspectos que devem ser observados na implantação das sofisticações tecnológicas na educação. Primeiro, o domínio do técnico e do pedagógico não deve acontecer de modo estanque, um separado do outro. O segundo aspecto diz respeito à especificidade de cada tecnologia com relação às aplicações pedagógicas. O educador deve conhecer o que cada uma destas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais.
As facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar. Por outro lado, essa ampla gama de atividades pode ou não estar contribuindo para o processo de construção de conhecimento, por exemplo, no caso de busca e acesso à informação na internet, esta informação não deve ser utilizada sem antes ser criticada e discutida.
Uma vez o professor sentindo-se mais familiarizado com as questões técnicas, pode dedicar-se à exploração da informática em atividades pedagógicas mais sofisticadas. Ele poderá integrar conteúdos disciplinares, desenvolver projetos utilizando os recursos das tecnologias digitais e saber desafiar os alunos para que, a partir do projeto que cada um desenvolve, seja possível atingir os objetivos pedagógicos que ele determinou em seu planejamento (Valente, 2002b).
A aplicação da informação exige a interpretação e o processamento da mesma, o que implica a atribuição de significados de modo que a informação passe a ter sentido para aquele aprendiz. O fato de o computador poder executar a seqüência de comandos que foi fornecida significa que ele está fazendo mais do que servir para representar idéias (Valente, 1993; Valente, 1999a).
O ciclo que se estabelece na interação aprendiz-computador pode ser mais efetivo se mediado por um agente de aprendizagem ou professor que saiba o significado do processo de aprender por intermédio da construção de conhecimento. O conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação.

Além disso, o aprendiz está inserido em ambiente social e cultural constituído, mais localmente, por colegas, professores, pais, ou seja, pela comunidade em que vive. Ele pode extrair os elementos sociais e culturais como fontes de idéias e de informação, bem como identificar problemas para serem resolvidos, via computador. Porém, como foi dito anteriormente, somente ter a informação não significa que o aprendiz compreende o que obteve..
Na abordagem do “estar junto virtual”, a interação entre aprendizes – membros de grupo – pode acontecer por meio de fóruns de discussão, chats, murais e portfólios de modo que a comunicação via internet possibilite a realização do ciclo de ações descrição-execução-reflexão-depuração-descrição (Valente, 1999a) via rede
Essa breve análise sobre as questões técnicas e pedagógicas da informática na educação mostra que os grandes desafios dessa área estão na combinação do técnico com o pedagógico e, essencialmente, na formação do professor para que ele saiba orientar e desafiar o aluno para que a atividade computacional contribua para a aquisição de novos conhecimentos.
. Finalmente, deve criar condições para que o professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vivida durante a sua formação para a sua realidade de sala de aula, compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir (Prado e Valente, 2002).
Bibliografia
http:/www.ce.ufpe.br/brasil.alfabetizado/docs/trabalho_projetos2.ppt

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