segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Identidade do Professor

O meio em que vivemos é envolto de desafios e também de oportunidades, desafios esses que para atuarmos como profissionais no contexto atual é preciso ser criativos e exige de todos uma permanente aprendizagem individual e coletiva, constituindo-se não só em busca de uma formação acadêmica ou especializada, mas, também uma necessidade.
É preciso compreender o que existe ao nosso redor e transformar o conhecimento em informação, graças às máquinas temos um acesso rápido às informações e conseguimos elaborar novas idéias e estratégias para serem aplicadas na sala de aula, não esquecendo, porém que não somos os únicos detentores do saber, e que nossos alunos também trazem suas experiências e seus saberes para a escola.
A escola é cobrada constantemente, frente às transformações tecnológicas, mas acredito que é preciso estabelecer critérios a fim de levar a tecnologia a serviço de uma educação de qualidade, com objetivos e metas a serem alcançadas para a formação pessoal, e adquirir competências para serem usadas na vida dos nossos alunos.
De acordo com Philipe Perrenoud , ter competência é a capacidade de utilizar os saberes para agir em situação, ou seja o conhecimento que é adquirido na escola só terá sentido se o aluno souber usar fora dela, como por exemplo ter noções matemáticas para realizar uma compra, raciocínio lógico ou saber interpretar o que lê, ter autonomia, idéias e contribuir para o seu meio.
Por isso a importância de usar a tecnologia como enriquecimento, o que infelizmente muitos fazem como entretenimento, como por exemplo: assistir a um vídeo por assistir.
O nosso desafio, portanto, não é só conhecer e utilizar a tecnologia, mas também assegurar que as transformações sejam fonte de oportunidades para nós e para nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário